Não. Não é sobre o Sporting!... São dicas e opiniões sobre jardinagem, paisagismo, ambiente, ecologia, natureza, energias alternativas, reciclagem, etc, etc, etc...

.pesquisar:

 

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.ainda verditos:

. Porque amamos os animais....

. Solução de arrumação para...

. Agradecendo

. Porque amamos os animais....

. Porque amamos os animais....

. Porque amamos os animais....

. Porque amamos os animais....

. Vou de férias!

. Abriu a caça ao Voto!

. Porque amamos os animais....

. Que tal... umas férias no...

. Tão giro!

. Pequeno, mas com muita ar...

. Porque amamos os animais....

. Apelo!

.já maduros:

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.links

.tags

. todas as tags

.euVerde:

blogs SAPO
RSS
Quinta-feira, 22 de Novembro de 2007

Jardinagem vertical

Muitas pessoas afirmam detestar tratar de plantas. Qualquer tipo de contacto com a terra e com seres vegetais está fora de questão. As justificações utilizadas são sempre as mesmas: falta de apetência, falta de jeito, falta de paciência, falta de tempo e falta de espaço. Quanto às três primeiras, penso que nenhuma delas seja inata, mas sim adquirida; ao longo do tempo, com a experiência e insistência vai-se aprendendo a apreciar, vão-se adquirindo conhecimentos e vai-se multiplicando a paciência. Quanto à falta de tempo... bem! Isso não é desculpa! Como a maioria das mulheres portuguesas tenho uma vida caótica, repleta de afazeres diários e mal tenho tempo para respirar, mas tenho (e trato de) cerca de 50 vasos. Então se eu consigo dar conta de 50... será que não se consegue dar conta de 2, 3, ou até... de 5??? Hum... desconfio que no fundo, no fundo, quem não gosta de tratar de plantas, na realidade, nunca experimentou!
Finalmente chagamos à última das desculpas mais habituais: a falta de espaço. Mas para se ter meia dúzia de vasos é necessário ter um propriedade de vários hectares? Um “pequeno T2” não serve? Bem, se me disserem assim: “pois é, mas eu só tenho uma varanda e gostava de tirar bom partido dela, sem ser apenas enchê-la de vasos!!”, tudo bem. Mas para espaços pequenos (e não só!) tenho uma grande solução: um jardim vertical ! (!!...?) Eu explico. Existem várias abordagens possíveis:
 
Versão “DIY”
Para quem gosta de deitar mãos à obra e produzir coisas de que se possa orgulhar. Não há nada melhor para o égo do que poder dizer: Fui eu que fiz!
  • Este 1º exemplar é complexo: tem treliças para suportar o crescimento de plantas trepadeiras, pequenas plataformas para apoiar vasos, e para incrementar o projecto foi instalada uma casinha para pássaros e um bebedouro. Veja aqui mais detalhes sobre este projecto.
    Para quem não é muito dado aos trabalhos manuais, nem tem lá em casa ninguém a quem possa “encomendar” o serviço, pode sempre inspirar-se e criar a sua própria versão para mandar fazer a um profissional.
     
  • Mas há projectos mais simples, que não necessitam conhecimentos de carpintaria como esta composição de vasos sugerida no blog Cheiro de Mato, em 09/11/2007, ou as disposições de parede apresentadas em, 16 e 19/10/2007 e 05/11/2007, ou ainda a variante de 22/10/2007.

Versão “Take away”

Ter a papinha toda feita e ainda por cima de maneira original e bonita pode ser muito agradável, desde que estejam dispostos a pagar por isso.
  • Começo por mostrar umas composições de vasos que podem ser adquiridos, através da internet, no site verticalgardening.com, com preços que variam entre os 20$ e os 50$. O site não faz referência à possibilidade de fornecerem para fora dos EUA, por isso aconselha-se qualquer eventual interessado a contactar previamente a empresa. (desconfio que os portes e despesas alfandegárias serão tão, ou mais, caras que o produto!!)

  • Verti-Gro é uma empresa especializada em sistemas de plantação na vertical, para plantações industriais ou particulares.

  • Living Tapestries apresenta-nos a sua versão, muito original, de uma vedação ajardinada.
  • The Vertical Garden, mais uma empresa americana que produz uma original versão de vasos empilháveis.
Versão “à séria”
Os exemplos apresentados anteriormente podem ser muito interessantes, mas não têm qualquer comparação com o trabalho de Patrick Blanc, biólogo francês criador do "le mur végétal”, ou paredes vivas. Meio biólogo, meio arquitecto, este senhor criou um espantoso sistema que permite cobrir de vegetação qualquer parede interior ou exterior, de qualquer edifício, sem necessidade de terra – uma técnica conhecida como hidroponia - e que já lhe valeu diversos prémios em todo o mundo. O maior interesse destes projectos reside no facto de não se tratarem de projectos meramente estéticos, já que estes muros vegetais têm objectivos bem definidos ao nível da climatização e filtragem do ar nos edifícios onde se encontram instalados. Conheça aqui, em pormenor, o trabalho fabuloso deste verdadeiro artista.
 
A jardinagem vertical é actualmente um conceito em franca expansão atendendo à escassez de espaço para plantio nas cidades, aliado a um cada vez maior interesse na jardinagem em meio urbano. É também um conceito muito abrangente, pois pode tratar-se de um pequeno conjunto de vasos empilhados, ou de uma estrutura de suporte a vasos e plantas, ou de uma jardineira elevada, ou de um conjunto de vasos pendurados na parede, etc, etc, etc...
 
Daí deixar-vos, de seguida, um conjunto de sites que vão ajudar a explorar e compreender melhor os diferentes aspectos deste conceito. Espero que gostem.
http://lancaster.unl.edu/hort/Articles/2002/Vertical.shtml
http://mastergardenproducts.com/gardenerscorner/vertical_gardening.htm
http://www.no-dig-vegetablegarden.com/vertical-gardens.html
http://www.verticalgardeningtips.com/
http://forums.gardenweb.com/forums/vertical/
http://www.thegrowspot.com/know/f5/vertical-gardens-living-walls-53838.html
http://www.jardineiro.net/br/artigos/espiral_de_ervas.php
publicado por iGreen às 23:02
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres