O gás carbónico, ou simplesmente - carbono (CO2) é um dos gases responsáveis pelo chamado “efeito de estufa” que, por sua vez, é considerado o principal responsável por varias das alterações climáticas que se verificam no planeta, neste momento.
Não sendo o único dos GEE (gases com efeito de estufa), mas sendo aquele que é produzido com maior facilidade e em maior quantidade, o carbono é também o GEE cujos efeitos mais facilmente podem ser anulados ou mesmo revertidos. Tudo passa pela quantidade de vida vegetal existente no planeta. As plantas, através de um fenómeno conhecido por fotossíntese, capturam o CO2 da atmosfera e decompõem-no, libertando O2 (oxigénio). Dito da maneira mais simplista possível – as plantas respiram ao contrário!!
Um pouco por todo o mundo vão aparecendo empresas, associações, organizações, etc., cuja missão é disponibilizar, a cidadãos particulares e/ou empresas, formas de anular as suas emissões de carbono. Em Portugal, a criou-se a CarbonØ Zero, uma marca registada, fruto da parceria entre várias organizações com um objectivo comum: anular as emissões de carbono.
Para saber tudo sobre a Carbono Zero, vá até ao site www.carbono-zero.com, onde encontra as empresas e eventos que já aderiram, calculadoras para saber qual o “tamanho” da sua responsabilidade, o que está a ser feito, etc.
Outras organizações semelhantes: