Reduzir a quantidade de lixo que produzo tem sido uma das minhas preocupações já desde há algum tempo. Há muitos, muitos, pequenos hábitos que se podem ir alterando neste sentido. Mas não precisamos fazer tudo de uma vez. A melhor maneira é irmos introduzindo alterações no nosso quotidiano aos poucos. Alguns desses pequenos hábitos foram já conquistados e passaram ao estatuto de hábitos estabelecidos. Por exemplo:
No emprego:
- Comprei uma chávena de café e uma caneca para o chá, assim eliminei o uso de copos de papel plastificado e de plástico.
- Tiro, sempre que possível, fotocópias e impressões em frente e verso.
- Utilizo a parte de trás de documentos inúteis e não confidenciais, como blocos de apontamentos.
- Dou preferência ao envio documentos em formato digital, por e-mail.
Em casa:
- Utilizo t-shits velhas e outros artigos de tecido como panos para vidros, chão e móveis.
- Compro sempre que possível produtos (p. ex.: detergentes) em recarga.
- Reutilizo frascos de vidro e latas como sítios para guardar botões e outros artigos de costura, pequenos brinquedos, sacos de plástico, pinceis, lápis e canetas de cor, etc.
- Evito o esferovite, mas aquele que não consigo evitar corto em bocadinhos e reutilizo como camada de drenagem nos vasos de plantas.
- Calçado velho e prestes a ir para o lixo é reciclado como brinquedo para o meu novo cachorro, que faz a trituração inicial para facilitar a decomposição.
- Alguma roupa já não utilizada também pode ser transformada em cama para cães e gatos.
Dica:
Pode fazer uma cama nova para o seu cão/gato assim:
1. Corte dois rectângulos de tecido de acordo com o tamanho (dando algum espaço extra para contar com o enchimento);
2. Una os dois rectângulos cosendo-os em 3 lados;
3. Recheie com peças de roupa velha;
4. Utilize fita de velcro para fazer o fecho do 4º lado (assim será fácil de “desmanchar” o colchão coasionalmente para efeitos de lavagem e/ou substituição do recheio)
|
Estes são apenas alguns exemplos, mas para obter dezenas de ideias práticas e simples, apresentadas de uma forma divertida, organizada e muito interactiva, recomendo o site: