Não. Não é sobre o Sporting!... São dicas e opiniões sobre jardinagem, paisagismo, ambiente, ecologia, natureza, energias alternativas, reciclagem, etc, etc, etc...

.Vamos a votos?


Google PageRank Checker

.pesquisar:

 

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
www.greenpeace.pt

.ainda verditos:

. Porque amamos os animais....

. Solução de arrumação para...

. Agradecendo

. Porque amamos os animais....

. Porque amamos os animais....

. Porque amamos os animais....

. Porque amamos os animais....

. Vou de férias!

. Abriu a caça ao Voto!

. Porque amamos os animais....

. Que tal... umas férias no...

. Tão giro!

. Pequeno, mas com muita ar...

. Porque amamos os animais....

. Apelo!

.já maduros:

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.links

.tags

. todas as tags

.euVerde:

.vósVerdes:

.mundoVerde:

Locations of visitors to this page
Add to Technorati Favorites


View blog authority
blogs SAPO
RSS
Spread the Recycling Message
Quinta-feira, 22 de Novembro de 2007

Jardinagem vertical

Muitas pessoas afirmam detestar tratar de plantas. Qualquer tipo de contacto com a terra e com seres vegetais está fora de questão. As justificações utilizadas são sempre as mesmas: falta de apetência, falta de jeito, falta de paciência, falta de tempo e falta de espaço. Quanto às três primeiras, penso que nenhuma delas seja inata, mas sim adquirida; ao longo do tempo, com a experiência e insistência vai-se aprendendo a apreciar, vão-se adquirindo conhecimentos e vai-se multiplicando a paciência. Quanto à falta de tempo... bem! Isso não é desculpa! Como a maioria das mulheres portuguesas tenho uma vida caótica, repleta de afazeres diários e mal tenho tempo para respirar, mas tenho (e trato de) cerca de 50 vasos. Então se eu consigo dar conta de 50... será que não se consegue dar conta de 2, 3, ou até... de 5??? Hum... desconfio que no fundo, no fundo, quem não gosta de tratar de plantas, na realidade, nunca experimentou!
Finalmente chagamos à última das desculpas mais habituais: a falta de espaço. Mas para se ter meia dúzia de vasos é necessário ter um propriedade de vários hectares? Um “pequeno T2” não serve? Bem, se me disserem assim: “pois é, mas eu só tenho uma varanda e gostava de tirar bom partido dela, sem ser apenas enchê-la de vasos!!”, tudo bem. Mas para espaços pequenos (e não só!) tenho uma grande solução: um jardim vertical ! (!!...?) Eu explico. Existem várias abordagens possíveis:
 
Versão “DIY”
Para quem gosta de deitar mãos à obra e produzir coisas de que se possa orgulhar. Não há nada melhor para o égo do que poder dizer: Fui eu que fiz!
  • Este 1º exemplar é complexo: tem treliças para suportar o crescimento de plantas trepadeiras, pequenas plataformas para apoiar vasos, e para incrementar o projecto foi instalada uma casinha para pássaros e um bebedouro. Veja aqui mais detalhes sobre este projecto.
    Para quem não é muito dado aos trabalhos manuais, nem tem lá em casa ninguém a quem possa “encomendar” o serviço, pode sempre inspirar-se e criar a sua própria versão para mandar fazer a um profissional.
     
  • Mas há projectos mais simples, que não necessitam conhecimentos de carpintaria como esta composição de vasos sugerida no blog Cheiro de Mato, em 09/11/2007, ou as disposições de parede apresentadas em, 16 e 19/10/2007 e 05/11/2007, ou ainda a variante de 22/10/2007.

Versão “Take away”

Ter a papinha toda feita e ainda por cima de maneira original e bonita pode ser muito agradável, desde que estejam dispostos a pagar por isso.
  • Começo por mostrar umas composições de vasos que podem ser adquiridos, através da internet, no site verticalgardening.com, com preços que variam entre os 20$ e os 50$. O site não faz referência à possibilidade de fornecerem para fora dos EUA, por isso aconselha-se qualquer eventual interessado a contactar previamente a empresa. (desconfio que os portes e despesas alfandegárias serão tão, ou mais, caras que o produto!!)

  • Verti-Gro é uma empresa especializada em sistemas de plantação na vertical, para plantações industriais ou particulares.

  • Living Tapestries apresenta-nos a sua versão, muito original, de uma vedação ajardinada.
  • The Vertical Garden, mais uma empresa americana que produz uma original versão de vasos empilháveis.
Versão “à séria”
Os exemplos apresentados anteriormente podem ser muito interessantes, mas não têm qualquer comparação com o trabalho de Patrick Blanc, biólogo francês criador do "le mur végétal”, ou paredes vivas. Meio biólogo, meio arquitecto, este senhor criou um espantoso sistema que permite cobrir de vegetação qualquer parede interior ou exterior, de qualquer edifício, sem necessidade de terra – uma técnica conhecida como hidroponia - e que já lhe valeu diversos prémios em todo o mundo. O maior interesse destes projectos reside no facto de não se tratarem de projectos meramente estéticos, já que estes muros vegetais têm objectivos bem definidos ao nível da climatização e filtragem do ar nos edifícios onde se encontram instalados. Conheça aqui, em pormenor, o trabalho fabuloso deste verdadeiro artista.
 
A jardinagem vertical é actualmente um conceito em franca expansão atendendo à escassez de espaço para plantio nas cidades, aliado a um cada vez maior interesse na jardinagem em meio urbano. É também um conceito muito abrangente, pois pode tratar-se de um pequeno conjunto de vasos empilhados, ou de uma estrutura de suporte a vasos e plantas, ou de uma jardineira elevada, ou de um conjunto de vasos pendurados na parede, etc, etc, etc...
 
Daí deixar-vos, de seguida, um conjunto de sites que vão ajudar a explorar e compreender melhor os diferentes aspectos deste conceito. Espero que gostem.
http://lancaster.unl.edu/hort/Articles/2002/Vertical.shtml
http://mastergardenproducts.com/gardenerscorner/vertical_gardening.htm
http://www.no-dig-vegetablegarden.com/vertical-gardens.html
http://www.verticalgardeningtips.com/
http://forums.gardenweb.com/forums/vertical/
http://www.thegrowspot.com/know/f5/vertical-gardens-living-walls-53838.html
http://www.jardineiro.net/br/artigos/espiral_de_ervas.php
publicado por iGreen às 23:02
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Anónimo a 26 de Novembro de 2007 às 23:33
Adorei o tema...
Realmente a maioria das pessoas que não tem "tempo , jeito ou espaço" para cuidar de plantas, na realidade nunca experimentou...
Concordo consigo quando diz que a paciência vai-se adquirindo com a prática! Quanto ao espaço ficaram aqui muito boas ideias. Tenho pena que os nossos arquitectos só agora comecem a pensar que nos edificios também podem crescer espaços verdes se forem pensados desde o projecto. Se tivessem começado antes, as nossas cidades seriam bem mais bonitas e não simplesmente torres cinzentas amontoadas.
Parabéns pelo blog.
MC
De Cris a 27 de Novembro de 2007 às 19:48
Olá Paula, são ideias geniais para quem tem pouco espaço, e mesmo quem tem um pedacinho mais, também as pode aplicar. Gostei da ideia do canteiro em espiral (penso que do ultimo link que mostraste).
Penso que as pessoas vão começando a ganhar gosto pelo verde, e com estas ideias, torna-se muito mais simples.
Os meus parabéns pelo tema, adorei.
Cris
De iGreen a 28 de Novembro de 2007 às 11:10
Olá MC, olá Cris.
Muito obrigada pelos comentários. Fico feliz por terem gostado deste tema. A jardinagem tem tantas variantes e todas tão fascinantes. É uma pena que tantas delas sejam tão pouco conhecidas e divulgadas em português, foi por isso que comecei este blog. E tb. porque tenho a secreta esperança de que pouco a pouco este entusiasmo se espalhe e as nossas cidades comecem a ser mais bonitas e "amigas" do ambiente.
bjs
Paula
De keka a 14 de Novembro de 2008 às 14:40
oi, adorei sua postagem.Estou pesquisando tudo sobre jardinagem, pretendo fazer um jardim e uma mini-horta aqui em casa.Quero utilizar muita reciclagem para isso.
abraços e visite-me.
http://jardinagemdakeka.blogspot.com
De Portal do Jardim a 15 de Dezembro de 2008 às 23:43
Mais um contributo sobre este tema foi publicado no Portal do Jardim esta semana: http://www.portaldojardim.com/pdj/2008/12/jardim-vertical-a-gestao-inteligente-dos-espacos-verdes

Boa jardinagem!
De jeniffer a 7 de Dezembro de 2014 às 02:55
Mt bom !!!!
De gleison pardim a 9 de Março de 2016 às 15:51
Olá, parabéns pelos artigos! Conte conosco para dicas e informações sobre</br>
Grama (http://www.gramafertil.com.br)
Tipos de grama (http://www.gramafertil.com.br/tipos-de-grama)
Grama Esmeralda (http://www.gramafertil.com.br/grama-esmeralda)
Grama Batatais (http://www.gramafertil.com.br/grama-batatais)
Grama São Carlos (http://www.gramafertil.com.br/grama-sao-carlos)
Grama Coreana (http://www.gramafertil.com.br/grama-coreana)
Grama Bermudas (http://www.gramafertil.com.br/grama-bermudas)
Grama Santo Agostinho (http://www.gramafertil.com.br/grama-santo-agostinho)
Comprar grama (http://www.gramafertil.com.br/comprar-grama)
Como plantar grama (http://www.gramafertil.com.br/como-plantar-grama)
Grama em São Paulo (http://www.gramafertil.com.br/grama-em-sao-paulo-sp)
Grama em Minas Gerais (http://www.gramafertil.com.br/grama-em-minas-gerais-mg)
Grama no Rio de Janeiro (http://www.gramafertil.com.br/grama-no-rio-de-janeiro-rj)
Grama no Paraná (http://www.gramafertil.com.br/grama-no-parana-pr)
Grama em Brasília (http://www.gramafertil.com.br/grama-em-brasilia-df)
Grama em Goiás (http://www.gramafertil.com.br/grama-em-goias-go)
Grama no Espírito Santo (http://www.gramafertil.com.br/grama-no-espirito-santo-es)
Grama no Mato Grosso (http://www.gramafertil.com.br/grama-em-mato-grosso-mt-ms)</br>
Um grande abraço!
De Gleison Pardim a 8 de Julho de 2016 às 15:48
Olá, parabéns pelo Blog!
Sou da empresa Portal das Gramas, conte conosco para informações sobre:
Grama (http://www.portaldasgramas.com.br)
Como plantar Grama (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-como-plantar-grama)
Gramas para Jardim (http://www.portaldasgramas.com.br/gramas-para-jardim)
Grama para campo de Futebol (http://www.portaldasgramas.com.br/gramas-para-campo-de-futebol)
Gramas para Paisagismo (http://www.portaldasgramas.com.br/gramas-para-paisagismo)
Tipos de Grama (http://www.portaldasgramas.com.br/tipos-de-grama)
Grama Esmeralda Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-esmeralda)
Grama São Carlos Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-sao-carlos)
Grama Batatais Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-batatais)
Grama Bermudas Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-bermudas)
Grama Santo Agostinho Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-santo-agostinho)
Grama Coreana Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-coreana)
Grama Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-preco-m2)
Grama em Campinas (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-em-campinas)
Grama em Minas Gerais (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-em-minas-gerais)
Grama em São Paulo (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-em-sao-paulo)
Grama no Rio de Janeiro (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-no-rio-de-janeiro)
Um grande abraço!
Cordialmente, Gleison Pardim.
De donizete a 26 de Setembro de 2016 às 20:08
Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
Visite nosso site e confira os Tipos de Grama (http://www.gramaspardim.com.br/gramas) que trabalhamos:
Grama Esmeralda (http://www.gramaspardim.com.br/grama-esmeralda)
Grama Bermudas (http://www.gramaspardim.com.br/grama-bermudas)
Grama São Carlos (http://www.gramaspardim.com.br/grama-sao-carlos)
Grama Batatais (http://www.gramaspardim.com.br/grama-batatais)
Grama Santo Agostinho (http://www.gramaspardim.com.br/grama-santo-agostinho)
Grama Coreana (http://www.gramaspardim.com.br/grama-coreana)

Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama (http://www.gramaspardim.com.br/orcamento) do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
Grama em São Paulo SP (http://www.gramaspardim.com.br/orcamento/sp/são-paulo)
Grama em Campinas SP (http://www.gramaspardim.com.br/orcamento/sp/campinas)
Grama em Guarulhos SP (http://www.gramaspardim.com.br/orcamento/sp/guarulhos)
Grama em Ribeirão Preto SP (http://www.gramaspardim.com.br/orcamento/sp/ribeirao-preto)
Grama em Belo Horizonte MG (http://www.gramaspardim.com.br/orcamento/mg/belo-horizonte)
Grama em Rio de Janeiro RJ (http://www.gramaspardim.com.br/orcamento/rj/rio-de-janeiro)
Confira !!!

Comentar post

Animais de Rua - Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar